(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Bubbers13 É essencial que os tubos e conexões usados para conduzir água fria sejam de alta qualidade, de modo a evitar infiltrações e vazamentos.

O sistema hidráulico de uma casa é composto por uma série de instalações e subsistemas que executam a captação, armazenagem e transporte de fluidos como esgoto sanitário, água quente e água fria. Existem diferentes tipos de tubo e material utilizados no sistema hidráulico, cada qual com uma indicação específica de aplicação.

No caso dos tubos e conexões para água fria, é necessário que o material seja de alta qualidade e que as conexões estejam muito bem instaladas, de forma a garantir que não existam vazamentos ou infiltrações.

4 tipos de tubos e conexões indicados para água fria

PVC

Os tubos feitos de policloreto de vinila (PVC) são os mais comuns e mais utilizados, sendo indicados para água fria. Possuem diversos tamanhos, que se adaptam de acordo com o local em que serão instalados, e podem ser soldáveis ou rosqueáveis. Vale destacar que o PVC não suporta temperaturas acima de 25 graus Celsius e, portanto, não são tubos que devem ser utilizados para água quente. O ideal é que os tubos de PVC sejam usados para levar a água fria até torneiras e chuveiros elétricos.

CPVC

São muito parecidos com os canos de PVC, com a diferença de que os tubos de policloreto de vinila clorado (CPVC) são mais resistentes e indicados não apenas para água fria, mas também para água quente. São soldados a frio e mais práticos para montagem do sistema hidráulico. É indicado para instalações em que será preciso usar água fria e quente, como pias e chuveiros a gás.

PEX

Os tubos de polietileno reticulado (PEX) são flexíveis e lembram muito uma mangueira de jardim. Possuem grande resistência térmica e podem ser utilizados não apenas para água fria como também para água quente. Sua vida útil é maior quando comparada com os canos de PVC.

PPR

O polipropileno copolímero random (PPR) é um tipo de conexão muito prática, já que não necessita soldagem, pasta ou colas. O material suporta uma temperatura de até 80 graus e, portanto, pode ser utilizado tanto para passagem de água fria quanto quente. Sua principal vantagem é conseguir manter a temperatura da água ao longo de sua passagem pelos canos.