(11) 2168.8533 Siga-nos

Plastolândia O PVC não é indicado para água quente porque este material não suporta temperaturas elevadas. O CPVC e o cobre são os mais adequados para esta finalidade.

O sistema hidráulico de uma residência diz respeito a diversas instalações e subsistemas que realizam a captação, transporte e armazenagem de fluidos. Em geral, fazem parte da instalação hidráulica de uma residência: subsistema de água quente, de água fria, de esgoto sanitário e de água pluvial.

No que diz respeito à instalação da água quente, é fundamental que o sistema seja capaz de garantir o fornecimento contínuo e em quantidade suficiente, além de preservar a qualidade da água e oferecer conforto ao usuário sem desperdiçar energia elétrica e água. Para que tudo isso funcione da maneira esperada, entretanto, é fundamental que seja utilizada a tubulação correta no projeto.

Em geral, o policloreto de vinila (PVC) é o material mais usado nos sistemas hidráulicos residenciais. Este plástico se diferencia dos demais por não ser 100% originário do petróleo e conter átomos de cloro, o que garante que este material não seja tão afetado pelas oscilações de preço do petróleo. O PVC é um material de fácil manuseio e muito prático e, por isso, está presente em quase todos os projetos.

Tubo de PVC para água quente

Apesar de suas vantagens, o tubo de PVC não é adequado para água quente, já que ele suporta no máximo 25 graus Celsius. Há, no entanto, um material chamado policloreto de vinila clorado (CPVC), que suporta temperaturas de até 80 graus e é tão prático quanto o PVC.

Há outros materiais que também podem ser usados para conduzir água quente, tais como os tubos e conexões de cobre, ferro galvanizado, polietileno reticulado (Pex) e os tubos de polipropileno copolímetro random (PPR). Entre essas opções, o cobre costuma ser o preferido entre os profissionais do ramo, especialmente por conta de sua alta durabilidade e baixíssima demanda por manutenção.

No caso do CPVC, quando instalado corretamente, o material pode apresentar os mesmos atributos que o cobre. Como vantagem, ele é de instalação mais fácil e rápida, uma vez que as soldagens podem ser realizadas a frio. Além disso, o CPVC possui baixa condutividade térmica e, ao contrário do tubo de cobre, não precisa de revestimento externo para evitar que a instalação provoque rachaduras na parede.

As tubulações de polipropileno copolímetro random (PPR) também são excelentes opções, uma vez que são capazes de operar com temperatura média de 80 graus, são projetados para durar cerca de 50 anos e tem conexão feita por processo de termofusão — em que o tubo e a conexão são aquecidas e se fundem, de modo a tornar-se uma tubulação contínua. Trata-se de um material mais vantajoso que o cobre porque é livre de corrosão e é consideravelmente mais barato.

Confira todas as opções de tubos e conexões para água quente oferecidos pela Plastolândia e entre em contato conosco!