(11) 2168.8533 Siga-nos

Tubo PPR Azul é mais leve e garante ótimos resultados em diversos sistemas. Descubra aqui!

Você está trabalhando com tubos para sistemas de água ou ar? Então certamente já deve ter se deparado com o tubo PPR Azul, e é natural que surjam algumas dúvidas sobre para que ele serve exatamente. Para te ajudar a entender todas as características desse tubo, este post traz todas as informações que você precisa para entender se é o tubo PPR Azul que você precisa, como usar ele e que materiais você vai precisar para fazer a instalação.

 

O que é e para que serve um tubo PPR Azul?

Primeiro de tudo, o que é esse tal de tubo PPR? Isso é uma sigla para polipropileno copolímero random, que é um termoplástico. E esse em particular é importante por ser um dos melhores do mercado atualmente por diversos motivos. Entre eles, o material do tubo suporta altos níveis de pressão e temperatura sem ser danificado, ele não se desgasta com facilidade, e por ter um alto peso molecular, ele tem uma alta resistência à corrosão e a diversos produtos químicos.

Além disso, ele não tem geração de resíduos, então o risco de sofrer vazamentos ou entupimento das válvulas é bem baixo. Você pode encontrar os tubos para vender em diversos diâmetros, desde 20 mm até 90 mm, e ele é muito usado na fabricação de tubos para condução de fluidos líquidos e gasosos. Isso é usado em tubulações hidráulicas e em sistemas que usam ar comprimido, porque a composição do PPR Azul favorece a pureza do ar comprimido, podendo ser usado também na instalação de ar condicionado.

 

Como usar e instalar os tubos PPR Azuis?

Os tubos PPR azuis são mais leves em comparação com as outras opções do mercado, e por isso são mais fáceis de serem manuseados durante a montagem.

Para a instalação do tubo, você vai precisar de:

  • Tesoura para corte do tubo;
  • Pano;
  • Álcool;
  • Lápis;
  • Régua;

 

Como fazer a instalação:

Passo 1: corte o tubo no tamanho que você precisa usando a tesoura.

Passo 2: aplique álcool no pano, e use ele para limpar a ponta do tubo.

Passo 3: com a régua, veja o ponto até onde será feita a inserção da conexão e marque com o lápis.

Passo 4: coloque o tubo e a conexão que você vai usar na placa termofusora, inserindo até o ponto onde você fez a marca no passo anterior, e deixe eles na termofusora durante o tempo necessário.

Passo 5: tire o tubo e a conexão da termofusora e faça a união deles.

Passo 6: deixe o tubo e a conexão repousar até terminarem de esfriar.

 

Existem alguns cuidados que você deve ter durante o processo de manuseio e de instalação do tubo PPR Azul:

  • Quando você for fazer o transporte ou o armazenamento dos tubos, empilhe-os cuidadosamente para evitar danos;
  • Não deixe o tubo exposto ao sol, porque ele não tem proteção contra raios UV e pode ser danificado. Caso a instalação vá ser feita em algum local com sol, você deve usar uma fita reflexiva no tubo ou então pintar ele com tintas a base de água para fazer a proteção;
  • O processo de termofusão deve ser feito sem água;
  • Enquanto o tubo estiver esfriando, não o coloque em termofusão novamente.

 

Agora que você já sabe como o tubo PPR Azul funciona e como deve ser feita a aplicação dele, você já pode adquirir todos os materiais que você precisa. A Plastolândia, além de oferecer o tubo, também tem conectores disponíveis e o termofusor, que você precisará para fazer a instalação. Você pode ver todos esses itens na loja ou ligando para o telefone (11) 21688533.

 

Imagem: DJ_38 | iStock / Getty Images Plus