(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / sirastock A cruzeta de PVC soldável é um item de conexão do sistema hidráulico que tem como função auxiliar na distribuição e abastecimento de água fria.

A cruzeta de PVC é um dos principais componentes de conexão de um sistema de água fria de um imóvel — seja ela comercial, industrial ou residencial. Um sistema hidráulico é formado por diversos componentes, tais como caixas d’água, tubos, conexões, registros e válvulas. O conjunto de itens e peças empregados na estruturação desse sistema devem, preferencialmente, garantir facilidade de instalação e manutenção, além de alta durabilidade.

A expectativa em relação a um sistema hidráulico, portanto, é de que as soluções sejam de qualidade, conferindo segurança e durabilidade ao projeto. Como consequência natural de um trabalho que busque esses atributos, geralmente é utilizada a cruzeta feita de policloreto de vinila (PVC), um material plástico que não é totalmente originário do petróleo e que apresenta uma série de vantagens, especialmente no que diz respeito ao fácil manuseio.

Assim como muitos outros materiais que compõem o sistema hidráulico, a cruzeta de PVC é produzida em diferentes tamanhos, de modo a atender a diferentes especificações e projetos. O sistema de condução de água fria pode ser soldável ou roscável, sempre cumprindo a função de armazenar e conduzir água potável através dos canos e conexões.

Cruzeta de PVC soldável: quais as características?

A cruzeta de PVC soldável é um item de conexão do sistema hidráulico que tem como função auxiliar na distribuição e abastecimento de água fria, sendo utilizada principalmente em prédios comerciais ou residenciais — embora seja aplicável a qualquer tipo e padrão de obra.

Em geral, a cruzeta de PVC faz parte de uma linha de tubos e conexões, fator que contribui para a facilidade de instalação. Assim, a soldagem pode ser feita a frio, sem a necessidade de utilização de equipamentos especiais. Trata-se, ainda, de um material fácil de transportar e estocar, por ser bastante leve.

No que diz respeito à durabilidade, a cruzeta soldável de PVC tem a mesma previsão dos demais materiais feitos desse material, que é de aproximadamente 50 anos. Por conta desse elevado tempo de durabilidade, os itens de PVC se destacam entre os tipos de tubos e conexões mais indicados para água fria.

Como fazer a instalação da cruzeta de PVC soldável?

A instalação de uma cruzeta de PVC soldável é bastante simples. Para que ela seja realizada, as superfícies devem ser lixadas e soldadas com lixa d´água nº 100. Em seguida, devem ser limpas com solução preparadora. O passo seguinte para concluir a instalação é fazer a aplicação do adesivo plástico, realizar o encaixe das extremidades dos tubos nas da cruzeta e fazer 1/4 de volta, obtendo a posição correta.

O teste de pressão só deve ser feito 12 horas após concluído esse processo e depois da emoção de todo o excesso de adesivo.