(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Kurgu128 O policarbonato é um plástico de alta resistência, que é amplamente utilizado em diversos tipos de construção.

O policarbonato é um plástico transparente que apresenta uma resistência elevada, característica que faz com que suas chapas tenham uma grande utilidade em diferentes áreas da indústria. Essa alta resistência é resultado da reação entre os derivados do bisfenol e do ácido carbônico, que originam este polímero transparente que é o policarbonato.

Durante a produção das chapas de policarbonato, há ainda o processo de extrusão, que faz com que estas chapas tenham em um ou nos dois lados uma camada coestruturada — o que as torna resistentes também aos raios ultravioletas.

Características das chapas de policarbonato

As características das chapas de policarbonato fazem com que este seja um dos materiais mais procurados para diversos tipos de construção, uma vez que une resistência à segurança e elegância do material.

Uma das principais características da chapa de policarbonato é sua elevada resistência, uma vez que ela se destaca por ser cerca de 250 vezes mais resistente que o vidro, além de trinta vezes mais resistente que o acrílico. Como consequência, esta é a opção mais segura para ser usada em condições que necessitam de materiais que ficam expostos ao tempo, impactos ou outras situações de desgaste.

Outra característica importante das chapas de policarbonato é que elas não propagam chamas, sendo assim completamente seguras para áreas residenciais. Este material ainda possui a vantagem de ser bem mais leve do que muitos outros, o que facilita seu manuseio, além de ter maleabilidade que permite fácil adaptação a diferentes necessidades e situações.

Além disso, este material possui a vantagem de ter uma ótima transmissão de luz, de forma que sua transparência seja idêntica à do vidro. Por fim, as chapas de policarbonato também apresentam alta resistência a temperaturas baixas ou elevadas, bem como resistência a riscos e à abrasão.

Principais aplicações da chapa de policarbonato

Por serem apresentadas em diferentes tamanhos, espessuras e até mesmo cores, as chapas de policarbonato possuem uma ampla variedade de aplicações, uma vez que garantem o mesmo desempenho em diversas condições.

Sua elevada resistência faz com que uma das principais utilizações da chapa de policarbonato seja em transportes, sendo especialmente utilizada nas proteções de cabines e janelas de aeronaves, embarcações, trens, ônibus, entre outros veículos. A construção civil é outra área em que a chapa de policarbonato é bastante utilizada, tanto em projetos residenciais como empreendimentos comerciais e públicos, podendo ser utilizada especialmente em espaços que necessitam de iluminação.

A segurança também faz um uso muito importante das chapas de policarbonato, que são utilizadas especialmente na blindagem de veículos ou ambientes, de forma que estas áreas ou veículos sejam completamente seguras contra qualquer impacto externo.