(11) 2168.8533 Siga-nos

Confira no post de hoje as principais dos tubos de polipropileno.

Quem está desenvolvendo projetos com termoplásticos se depara sempre com uma série de opções de materiais diferentes, que embora muito semelhantes na aparência e em algumas aplicações, eles na verdade têm características diferentes. E entender essas diferenças é muito importante para o desenvolvimento do projeto, já que eles podem ter resistências ou suportar temperaturas diferentes. Com isso, usar o material errado pode causar o fracasso do seu projeto e posteriormente, o retrabalho com o material correto. Neste post nós vamos nos aprofundar mais no entendimento do uso do tubo de polipropileno e quando você deve optar pelo uso dele ao invés de outros materiais.

 

Características do tubo de polipropileno

Como mencionado acima, o polipropileno possui características diferentes dos demais termoplásticos. Uma delas é a resistência ao tempo, então quando os tubos de polipropileno são expostos ao sol, por exemplo, eles eventualmente ficarão manchados e terão perda nas propriedades do material, o que já não acontece com outros plásticos, como o polietileno (PE) e o policloreto de vinila (PVC).

Mas os tubos de polipropileno também têm algumas vantagens em relação aos outros materiais. Algumas características deles que podemos destacar são, por exemplo, o baixo custo de se trabalhar com esse tipo de material e a elevada resistência química e a solventes. Então em situações que o tubo terá contato com reagentes químicos ou com solventes, o polipropileno é uma boa escolha, visto que ele não sofrerá danos como pode acontecer com outros materiais. O polipropileno também tem uma boa resistência ao impacto e uma boa estabilidade térmica, o que aumenta ainda mais as possibilidades de aplicação dele.

Além disso, esse material também possui uma vantagem de ter uma fácil montagem, o que agiliza na evolução de projetos que estão trabalhando com os tubos de polipropileno. Por exemplo, atualmente já se está cada vez mais usando esse material na criação do interior dos automóveis. Esse uso também permite que o material seja reciclado se houver descarte do veículo, que é outra vantagem do polipropileno.

 

A produção do polipropileno

Algumas informações sobre o processo de fabricação dos tubos de polipropileno são interessantes de você ter. Como já foi mencionado, o polipropileno é um termoplástico, assim como o PVC, e ele é polimerizado a partir do gás propileno, que é uma resina de baixa densidade que já traz muitos dos benefícios do termoplástico, como o equilíbrio de atributos térmicos, químicos e elétricos.

Existe também uma possibilidade de aumentar as características de resistência do polipropileno, se isso fizer sentido para o projeto em que ele será aplicado, que é fazendo a incorporação de fibra de vidro, mas isso é utilizado apenas quando há a necessidade específica.

Se você está considerando utilizar tubos de polipropileno e já pôde entender que esse material é a melhor opção para o seu projeto, você pode ver nossa página de tubo polipropileno e adquirir todos os materiais que você precisar de um fornecedor extremamente confiável.

A Plastolândia é especializada em plásticos industriais e garante sempre a entrega dos melhores materiais no mercado.

Imagem: ivandan | iStock / Getty Images Plus