(11) 2168.8533 Siga-nos

Com grande capacidade de resistência e ótima durabilidade, o tubo PBA está presente em diversos tipos de instalações.

O tubo PBA é um tipo de tubulação utilizado por empresas especializadas em instalação e manutenção de redes de abastecimento de água, sejam elas públicas ou privadas. O tubo PBA é aplicado mais especificamente nos sistemas de adução e distribuição de água potável em residências ou em indústrias, nas condições de temperatura ambiente. Além dessa aplicação, o tubo PBA também é utilizado em sistemas de abastecimento de condomínios.

Características do tubo PBA

O tubo PBA é, na verdade, um sistema de tubos fabricados em PVC, com um comprimento que chega a seis metros. Esse sistema é utilizado com muita frequência nos mais diversos tipos de rede enterrada de abastecimento. Para garantir a máxima eficácia e não apresentar problemas antes do previsto, o tubo PBA segue as recomendações da Norma da ABNT NBR 5647. O sistema de tubos é composto pelas chamadas juntas elásticas, as quais se localizam em pontos determinados: DN 50, DN 75 e DN 100, sendo que o DN 100 é o maior diâmetro nominal encontrado em um tubo PBA.

Vantagens de utilizar o tubo PBA

A maior vantagem de escolher o tubo PBA é justamente a facilidade de sua instalação. As juntas elásticas facilitam e garantem rapidez ao processo de montagem. Outra vantagem é a resistência à corrosão, tanto da causada no interior do tubo pela água, quanto pela que pode ser causada externamente pela ação do solo.

Além disso, o tubo PBA oferece boas condições para o fluxo de líquido, sem prejudicar a força da água — isso graças à sua estrutura interna, que é completamente lisa. O tubo PBA é também uma opção mais econômica. Além de o próprio preço ser melhor em comparação a outros materiais, trata-se também de um material leve, o que economiza no transporte, no manuseio e até na própria instalação. Isso sem contar que oferece maior facilidade na hora que exige reparo, se tornando ainda mais econômico.

Instalação do tubo PBA

A instalação do tubo PBA é fácil e prática. No entanto, exige o trabalho de um profissional qualificado em sistemas de abastecimento de água. Como se trata de um sistema de conexões, uma dica importante é analisar todo o projeto com antecedência, para que somente as peças realmente necessárias sejam levadas até a obra e, assim, não se tenha desperdício.

Para garantir uma boa funcionalidade é importante também que em cada ligação, se utilize as tubulações com as juntas elásticas integradas, lembrando sempre de garantir que a bolsa e todas as pontas estejam devidamente limpas. Falando nisso, o uso da pasta lubrificante no tubo e na bolsa é fundamental.

Sobre os cuidados, deve-se atentar ao transporte, evitando o empilhamento incorreto e evitando também de arrastar as tubulações. Além disso, a pasta lubrificante não deve ser substituída por outro tipo de material, pois isso pode prejudicar o seu bom funcionamento.