(11) 2168.8533 Siga-nos

Plastolândia Os tarugos plásticos são peças versáteis que servem de matéria-prima para processos de laminação.

Tarugo é o nome dado a um objeto sólido usado como matéria-prima para processos de laminação. Seu formato geralmente é cilíndrico ou hexaédrico, com diâmetro que varia de cinco a 300 milímetros, e sua composição pode variar bastante. Também chamado de haste, bastão ou liga, este produto é amplamente utilizado pela indústria para a confecção de perfis extrudados.

Tipos de tarugos plásticos

Os tarugos plásticos são peças bastante versáteis, que atendem a uma ampla gama de aplicações. Podem se apresentar em diferentes formatos e composições, proporcionando agilidade e praticidade aos processos de produção. Os principais tipos de tarugos plásticos são:

Tarugo de PVC

É um dos mais comuns, e se caracteriza por não absorver muita umidade, ser bastante prático e resistir a diversas intervenções. Por ser um material firme, muitas fábricas químicas aderem à utilização dos tarugos de PVC, até porque ele não precisa do trabalho de soldagem.

Tarugo de Nylon

O Tarugo de Nylon é um modelo mais específico e que se destaca por ser o material que melhor se adapta às engrenagens de uma máquina, já que sua textura não se avaria facilmente. Porém, pode ser mais sensível a fatores como temperatura, podendo ser substituído por um modelo de UHMW.

Tarugo de UHMW

O tarugo de UHMW é um dos mais resistentes, uma vez que é feito com alta concentração de polietileno. Por conta dessa textura mais forte, o tarugo de UHMW é recomendado para maquinários mais fortes, como engrenagens de caminhões. Ele não provoca tanto atrito e a força mecânica é trabalhada mais eficazmente.

Tarugo de Polipropileno

É o tipo mais comum, mas seu uso exige um processo de soldagem. Embora seja resistente, seu uso não é recomendado para trabalhos mecânicos mais pesados.

Tarugo de PEAD

Ele se parece um pouco com o formato convencional de polipropileno, mas consegue suportar uma carga mecânica ainda maior. Além disso, sua usinagem é fácil e o material não absorve tanta água, chegando a concentrar menos de 0,4% de umidade.