(11) 2168.8533 Siga-nos

A galvanização em ligas de ferro e zinco garante ótimos resultados contra corrosão. Este é o segredo da união galvanizada.

A união galvanizada é uma peça utilizada para ligar os tubos de um sistema. Ela é importante na proteção contra a corrosão por passar por um processo conhecido como galvanização, necessário para evitar que ligas de ferro e zinco sofram com a ferrugem.

Na galvanização, uma camada de proteção em zinco ou ligas derivadas é aplicada na superfície do material. O tratamento cria um revestimento que protege contra a corrosão, com o zinco se tornando um ânodo.

Como a ferrugem ocorre pela oxidação do ferro em contato com a umidade do ar, a galvanização adiciona um metal de sacrifício que possui potencial de oxidação maior que o do ferro. Ele é chamado assim porque oxida-se no lugar do material que se busca proteger, oferecendo seus próprios elétrons para impedir o processo corrosivo.

Esse método para preservar o ferro (e, da mesma maneira, o aço, que é uma liga metálica feita por 98% de ferro) também é muito aplicado em tanques para combustíveis, navios e oleodutos.

Assim, metais como o zinco são ligados a peças de aço e ferro para formar pilhas galvânicas, onde o ferro é o cátodo, ou seja, o eletrodo de carga elétrica negativa, e o zinco funciona como o ânodo, o eletrodo carregado positivamente para onde se dirigem os elétrons e íons negativos.

Outros metais também são utilizados na galvanização, desde que seus potenciais de redução estejam abaixo do ferro.

União galvanizada contra a corrosão

Hoje se estima que, em média, quase 30% de todo o aço do mundo seja produzido apenas para substituir peças alvo de corrosão. Tanto é que o aço inoxidável é fabricado porque nunca enferruja. Porém, além de ter alto custo, sua aplicação não foi dada em larga escala.

As uniões galvanizadas são importantes porque impedem que tubos e conexões sejam corroídos. Um dos mecanismos mais importantes da galvanização é sua capacidade de proteger o aço quando exposto. Como dito acima, o metal mais nobre é protegido pelo zinco. Isso acontece porque o metal mais reativo sofre mais rapidamente com a corrosão. Os resultados químicos derivados da oxidação do zinco criam uma nova superfície que, não sendo solúvel na água, oferece uma camada protetora ao metal que foi revestido.

Como o zinco impede que o ferro ou o aço oxidem, qualquer exposição não afetará o desempenho do metal galvanizado ou suas propriedades estruturais. Entenda mais:

  • A galvanização pode ser usada como forma de proteção contra a corrosão;
  • Nos aços galvanizados, por exemplo, por eletrodeposição do zinco ou por imersão a quente;
  • O metal mais nobre é protegido e o menos nobre apresenta maior corrosão;
  • A corrosão pode ser geral ou local, dependendo da configuração do local e dos materiais envolvidos;
  • São vários os sistemas de proteção, a galvanização é um deles;
  • Na galvanização os ânodos gerados fornecem proteção contra a corrosão do aço;
  • O zinco é um elemento menos nobre que o aço, então é corroído preferencialmente.

 

Fale com a Plastolândia!

A Plastolândia está presente no mercado há quase cinco décadas e trabalha com várias linhas além de plásticos e seus derivados. Nossa empresa atua com todos os tipos de materiais e conquistou o mercado com um trabalho intenso voltado à qualidade. Com certificado ISO 9001, hoje somos uma das maiores distribuidoras de material hidráulico do país.

Para te ajudar, a Plastolândia conta com uma linha não só de uniões galvanizadas, mas também acessórios, caixas d’água, calhas, grelhas, mangueiras e outros materiais hidráulicos importantes. Você está no lugar certo. Clique aqui, confira todas as categorias e garanta a melhor escolha e suporte para o seu projeto.