(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / ronstik Joelhos e curvas são materiais hidráulicos que possuem função semelhante, mas indicadas para uso diferente: joelhos são para locais de pressão menor, enquanto a curva suporta pressões maiores.

As instalações hidráulicas são partes muito importantes de uma construção, uma vez que as tubulações e conexões deverão suportar uma pressão muito grande gerada pelo volume de água utilizado no imóvel. Os encanamentos e tubulações de esgoto devem receber atenção especial principalmente em suas conexões, onde a pressão de água é ainda maior.

Para que o encanamento seja construído da maneira correta, é importante saber a diferença entre os materiais hidráulicos que serão utilizados na conexão das tubulações. Existem muitas dúvidas, por exemplo, a respeito da diferente entre os joelhos (também conhecidos como cotovelos) e as curvas para esgoto, duas peças que possuem uma função semelhante, mas um uso bastante diferente.

Confira a seguir as diferenças e utilizações dos joelhos e das curvas para esgoto:

Joelho e curva para esgoto: para que servem?

Joelho de tubulação: o que é?

O joelho, também chamado de cotovelo de tubulação, é uma simples e pequena que pode ser encontrada em ângulos de 45 ou 90 graus — e seu uso varia de acordo com o local em que serão instalados.

Por possuírem uma curva pequena, ligada em um ângulo reto, os joelhos são utilizados com maior segurança em locais onde a pressão da água é menor. Sua utilização, portanto, é mais indicada em terminais de baixa pressão, geralmente em residências, como chuveiros e torneiras.

Os joelhos podem ser encontrados em diferentes versões, com peças de encaixe em rosca e peças que necessitam de solda ou cola de PVC para sua correta instalação.

Curva para esgoto: o que é?

A curva para esgoto é um conector mais comprido em relação aos joelhos ou cotovelos, apresentando uma curva maior e um espaço que permite que esta conexão suporte pressões maiores de água nas tubulações em que é instalada.

A instalação da curva para esgoto é recomendada especialmente para locais onde a distribuição hidráulica não pode perder pressão, uma vez que é capaz de suportar pressões que os joelhos não suportariam.

Assim como os joelhos, a curva para esgoto pode ser encontrada em ângulos de 45 ou 90 graus e em modelos com rosca ou peças que necessitam de maiores cuidados na instalação.