(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Zephyr18 A trena é um instrumento para medição linear e em curvas, composta por uma fita de aço flexível que se retrai sozinha graças ao seu sistema de mola interno.

Um dos equipamentos mais usados por profissionais e amadores de diversas áreas — como eletricistas, pedreiros, engenheiros, entre tantos outros — é a famosa trena. Também conhecida como fita métrica, esse apetrecho é útil em diversas etapas do trabalho com obras, reformas e até marcenaria.

A trena é um instrumento para medição linear e em curvas, sendo composta por uma fita de aço flexível que se retrai sozinha graças ao seu sistema de mola interno. Ela apresenta marcações numéricas em centímetros e polegadas, que podem chegar a diversos comprimentos.

Apesar de ser um apetrecho bastante comum para muitos profissionais, alguns ainda não têm o conhecimento para que serve a trena e de como incorporá-la corretamente em suas atividades. Para sanar dúvidas, vale a pena conferir algumas das principais funções e características desse equipamento de medição:

Qual trena usar e para que serve?

Dentre as funções possíveis da trena, está a medição de terreno de grandes proporções, peças, parede, cabos, medições internas ou externas, entre outros objetos e espaços. Um dos tipos de trena mais comuns, que é utilizado por profissionais e por amadores, é a trena manual. Este dispositivo é indicado para medir peças de menores dimensões e distâncias pequenas.

Por ser muito utilizada por amadores, seu uso é fácil e muito prático. Essa trena é compacta e leve, podendo ser transportada para qualquer lugar. Seu tamanho varia entre três e oito metros. Apesar de ser bastante comum, é preciso analisar a qualidade da fita de medição metálica, que pode ser facilmente quebrada durante as movimentações.

A trena laser, digital ou eletrônica, é usada geralmente por profissionais para medir grandes distâncias, com frações matemáticas calculadas eletronicamente. Pode medir estruturas e cômodos grandes. A trena longa também é usada para medir longas distâncias, como terrenos, áreas externas e construções, e seu material é bastante maleável por conta da complexidade do seu uso. Seu tamanho varia de 15 centímetros até 100 metros.

Funções interessantes da trena

A trena possui um buraquinho presente no final do gancho da fita métrica, também conhecido como “olho”. Esta área permite fazer uma medição exata, já que é possível prender este buraco em um ponto de partida, com ajuda de parafusos e pregos, e ficar com as mãos livres para puxar a fita e medir o objeto analisado.