(11) 2168.8533 Siga-nos

A função da grelha hemisférica consiste em evitar o entupimento dos locais de escoamento de água.

Seja em residências, comércios ou indústrias, a calha é fundamental para realizar o escoamento pluviométrico e garantir que a estrutura não seja afetada pela água. No entanto, um problema bastante comum é o transbordamento da calha diante de chuva intensa, o que pode afetar a estrutura do telhado e das lajes, podendo causar incômodos e prejuízos graves.

Além da capacidade de escoamento da calha, esse problema é causado principalmente pelo entupimento. Uma maneira de impedir que isso ocorra é fazendo uso da grelha hemisférica, um dispositivo feito de metal ou de plástico (polipropileno) e que serve para bloquear a passagem de folhas e outros objetos que podem atrapalhar o escoamento.

Grelha hemisférica: como funciona?

A função da grelha hemisférica consiste em evitar o entupimento dos locais de escoamento de água. Por possuir formato de balaústre, ela permite que a sujeira seja retida em sua parte inferior, garantindo que a água passe sem nenhum problema por sua parte superior.

No entanto, ela também executa outra importante função: por se localizar na embocadura do condutor vertical presente no fundo da calha, e por ter aberturas de formato peculiar, ela admite que a água em seu interior de modo radial. Isso significa que quando a água passa pelo interior da grelha hemisférica, não existe a formação do vórtice hidráulico, conhecido popularmente como redemoinho ou turbilhão.

Essa última função é de extrema importância, pois quando esse redemoinho é formado, a calha perde capacidade de escoamento, uma vez que grande parte de seu interior é ocupada pelo ar, e não pela água.

Para que essa função da grelha hemisférica seja potencializada, o ideal é instalar uma peça que tenha diâmetro maior que o condutor vertical da grelha, pois assim a resistência que a grelha hemisférica impõe ao escoamento será menor.

Características da grelha hemisférica

Além de ser confeccionada em dois materiais, metal ou plástico, a grelha hemisférica possui diversas outras características que favorecem seu uso. Como possui montagem por encaixe, ela pode ser facilmente instalada sem a necessidade de ferramentas e mão de obra especializada.

Por ser flexível, pode ser instalada tanto em condutores circulares como em retangulares. Por seguir todas as normas técnicas, a grelha hemisférica possui grande durabilidade.

Indicações de uso da grelha hemisférica

A grelha hemisférica é recomendada para todos os tipos de calhas, quer sejam de residências ou estabelecimentos comerciais, uma vez que ela aumenta a capacidade de escoamento da água e evita o entupimento por sujeira.

A grelha hemisférica é obrigatória para instalações altas, cujos condutores têm sua capacidade reduzida devido à propensão à formação do vértice hidráulico, e em prédios e residências localizadas em áreas que possuem vegetação densa, que automaticamente leva a maiores chances de entupimento.