(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Nikonlike A válvula de alívio funciona como uma saída alternativa para a pressão, evitando que ela ultrapasse níveis considerados muito altos e impede a ocorrência de acidentes.

A válvula de alívio de pressão, ou simplesmente válvula de alívio, é um dispositivo de segurança que serve para aliviar um sistema pressurizado que está apresentando algum tipo de problema que leve ao aumento da pressão a um nível potencialmente perigoso. Nessas situações, a válvula permite que os níveis de pressão sejam regularizados sem que ocorram danos ou acidentes.

Válvula de alívio: qual a importância e para que serve?

A válvula de alívio é um mecanismo essencial para a segurança de sistemas pressurizados, sejam eles de líquidos ou gases. A presença da válvula de alívio faz com que estes sistemas possam ser instalados em diferentes locais, tendo uma funcionalidade muito grande.

Os sistemas de água e gás de casas são um dos melhores exemplos da importância das válvulas de alívio, uma vez que este mecanismo impede que ocorram acidentes no caso de um súbito aumento de pressão. Além disso, as válvulas de alívio ajudam a proteger os dispositivos ligados ao sistema, evitando que o aumento da pressurização cause explosões ou danos aos equipamentos.

Podemos afirmar, portanto, que o uso da válvula de alívio está diretamente ligado à segurança de sistemas pressurizados.

Como funciona uma válvula de alívio de pressão?

A válvula de alívio funciona como uma saída alternativa para a pressão, evitando que ela ultrapasse níveis considerados muito altos e impedindo a ocorrência de acidentes. Pela ação da válvula, os líquidos e gases podem ter seus níveis regulados sem que se precise todo o sistema seja esvaziado.

As válvulas de alívio podem ser reguladas ou programadas para que se abram quando um sistema pressurizado atinja uma determinada pressão ou uma temperatura específica, evitando que este sistema alcance níveis considerados indesejados ou perigosos.

Também é possível que sejam instaladas válvulas à prova de falhas que, ao entrar em funcionamento, desligam completamente o sistema. Nos casos em que o desligamento completo não é possível, pode haver outros meios de que os responsáveis ou utilizadores do sistema sejam avisados de seu funcionamento e de qualquer possível problema que esteja comprometendo a pressurização deste sistema.