(11) 2168.8533 Siga-nos

Plastolândia Os tubos de PPR na cor verde são utilizados para transportar água fria e quente em instalações hidráulicas.

Implantado no Brasil há alguns anos, os tubos PPR identificados pela cor verde vêm sendo empregados em água quente e fria. A solução é composta por conexões e tubos de Polipropileno Copolímero Random (tipo 3), uma resina termoplástica provinda de procedimentos químicos, e serve para evitar a difusão de calor para a área externa do tubo, sem precisar de isolamento térmico.

O que são os tubos PPR verde e quais suas funções?

Empregados na transportação de água fria e quente em instalações hidráulicas, o sistema possui flexibilidade, podendo ser aplicado em projetos de residências, edifícios comerciais e residenciais, restaurantes, hotéis e até mesmo hospitais.

A tubulação dispensa o uso de colas, roscas e soldas, já que a instalação dos tubos PPR faz uso do método de termofusão, em que o material se mistura a aproximadamente 260°C, constituindo uma tubulação continuada. Sua temperatura de trabalho é de 70°C, mas é capaz de suportar picos de no máximo 95°C. Esta tolerância é fundamental para caso ocorra alguma espécie de problema no aquecedor.

Características dos tubos PPR na cor verde

A tecnologia dos tubos PPR simplifica a instalação, já que a fusão é concluída em poucos segundos. Contudo, é importante destacar que a instalação dos tubos PPR não dispensa cuidados, sendo que o mais primordial deles é considerar o tempo para a termofusão — o que também exige precisão e cuidado para marcar o local de conexão.

Como a ligação dos tubos é realizada por termofusão, o risco de sofrer vazamentos é praticamente nulo. Caso exista a necessidade de aumentar o sistema ou efetuar algum tipo de manutenção em meio a uma reforma, o processo é o mesmo: o aquecimento da ponta do tubo e a parte interna da conexão.

Tubos PPR verdes: características técnicas

A tubulação e as conexões em PPR são produzidas com Polipropileno Copolímero Random (tipo 3), recurso inovador e de última geração. Além disso, o produto encontra-se disponível em três distintas classes de pressão, são elas:

  • Classe de pressão PN 25: usada em água quente ou fria, sendo reconhecida pela linha de cor vermelha;
  • Classe de pressão PN 20: também utilizada em água quente ou fria, tendo como identificador a linha na cor amarela;
  • Classe de pressão PN 12: usada apenas em água fria. Sua identificação é a linha de cor azul.

Vantagens dos tubos PPR na cor verde

As principais vantagens desta solução estão relacionadas à sua praticidade, qualidade e segurança.

  • Praticidade: a termofusão assegura uma tubulação ininterrupta com conexões permanentes;
  • Qualidade: garante maior durabilidade e resistência a ocasionais golpes de aríete;
  • Segurança: não há a necessidade de isolamento térmico extra.