(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / gerenme A instalação da caixa d’água deve ser executada sempre no ponto mais elevado da casa, para garantir o máximo de pressão na água que sai da torneira e do chuveiro.

A caixa d’água é um reservatório que tem a finalidade de armazenar água para uso humano, agrícola ou industrial, permitindo o fornecimento deste recurso sempre que necessário. Existem diferentes opções e modelos de caixa d’água para casas, comércios e fábricas, o que pode confundir as pessoas na hora de escolher a estrutura.

Confira a seguir algumas dicas de como escolher a caixa d’água mais adequada para seu projeto, dentre os tipos existentes:

Tipos de caixa d’agua: tampa click e de rosca

Em geral, existem dois tipos de caixa d’água: a com tampa click ou a de rosca. A tampa click possui um sistema de vedação bastante prático, em que para fechar a caixa d’água basta encaixar a tampa com 1/4 de volta que a peça travará. A tampa em rosca, como o nome indica, tem de ser rosqueada para o fechamento completo. Ambos os formatos garantem a proteção contra insetos e sujeira.

Ainda existem versões com tampas em quatro camadas, um fechamento de alta durabilidade, já que a primeira camada suporta bem as mudanças de clima e a segunda é encarregada de conter a entrada de luz. Fabricada com um material específico (polietileno esponjoso), a terceira camada garante a estrutura correta para a tampa. Finalmente, a última parte possui propriedades antibacterianas e é de fácil higienização.

Qual tamanho escolher?

Outro elemento a ser levado em consideração ao se decidir por uma caixa d’água é sua capacidade de armazenagem. Avalie o número de pessoas a serem abastecidas e escolha a litragem mais adequada o local. Em geral, as caixas d’água de 500 litros são indicadas para abastecer moradias com até dois indivíduos, enquanto versões de 750 a 1500 litros são ideais para locais com até cinco habitantes.

No caso de residências com 10 a 15 integrantes, o melhor é procurar os modelos de 1750 a 5000 litros. Caixas com capacidade superior a 5000 litros devem ser a escolha de lugares com 20 pessoas ou mais. Os modelos descritos atendem a demanda de dois dias.

Como é feita a instalação da caixa d’água?

A instalação da caixa d’água deve ser executada no ponto mais elevado da casa. Desse modo, é possível garantir o máximo de pressão na água que sai da torneira e do chuveiro. A estrutura precisa ser colocada em cima de uma superfície nivelada, onde não há rochas ou outros dejetos. Não assente a caixa em solo arenoso, porque a água chuva pode causar um desnível no solo. Na parte hidráulica, aconselhamos a contratação de profissionais capacitados, tendo em vista que o procedimento requer conhecimentos técnicos.