(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / MyrKu Além da garantia de um corte preciso e seguro, discos e serras para cortar plástico têm como benefício a versatilidade.

No dia a dia de uma obra ou trabalho de produção, lidar com plásticos pode ser um desafio, especialmente se for necessário cortar o material. Isso acontece porque não são todas as ferramentas que são capazes de realizar esta ação com eficiência e segurança.

Em geral, são indicadas serras manuais ou discos de corte para fazer este trabalho. Vale destacar, entretanto, que é necessário que a ferramenta utilizada tenha sido confeccionada especificamente para o corte do plástico, uma vez que não são todos os materiais próprios para este tipo de corte. Caso o disco ou serra não seja específico para plástico, o material pode acabar estragado e o operador da ferramenta está sujeito a sofrer acidentes.

Por que usar discos e serras para plástico?

Além da garantia de um corte preciso e seguro, utilizar discos e serras para cortar plástico tem como benefício a versatilidade. Isso porque essas ferramentas também podem ser usadas também em outros materiais, tais como: fibras de vidro, plásticos, acrílicos, PVC e até mesmo mármore importado. Porém, antes de começar a usar seu disco de corte para plástico nesses materiais, sempre consulte se realmente é possível fazer isso.

Discos e serras para plástico: como afiar?

Com o tempo de uso, é normal que a sua serra se desgaste e acabe perdendo a eficiência do corte. Quando isso acontece, há dias soluções possíveis: refiar a serra para cortar plástico com a ajuda de materiais extremamente abrasivos, como pedra de arenito ou blocos de cimento, ou trocar o disco de corte utilizado.

Como escolher o modelo ideal?

Existem diferentes modelos de disco e serra indicados para cortar plástico, cada um específico para um tipo de trabalho. Para escolher e melhor opção, você precisa saber primeiro quais as suas necessidades, ou seja, quais as características do material utilizado e do corte que será feito.

Caso você tenha dúvidas a respeito do modelo mais indicado para você, entre em contato com a Plastolândia!