(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / malerapaso Existem diferentes tipos de lâmina de serra, cada qual com uma indicação específica para determinadas situações.

As serras são ferramentas fundamentais para qualquer tipo de obra ou serviço de manutenção que envolva a utilização de materiais que precisam ser cortados, como peças de madeira ou MDF. Existem diferentes tipos de lâmina de serra, permitindo que o equipamento tenha uma utilização muito mais específica, se adaptando a diferentes situações.

Quais são os principais tipos de lâmina de serra e suas funções?

Serrote de costas

O serrote de costas é um dos tipos mais comuns de lâmina de serra, e se caracteriza por possuir reforços que mantêm a estrutura reta, além de possuir dentes finos e um formato retangular. Este é o tipo de serra ideal para cortar materiais como madeira folhada.

Serra de painéis

A serra de painéis possui um formato diferenciado, com um nariz dentado em sua ponta. Essa estrutura permite que a serra comece o corte no meio da peça.

Serra de caixilhos

A serra de caixilhos é bastante semelhante ao serrote de costas, mas é bem menor e tem uso indicado para o corte de madeiras finas, molduras e entalhes mais delicados.

Serra de esquadrilhar

Com uma precisão milimétrica, a serra de esquadrilhar é um tipo de lâmina de serra que pode ser fixada em uma serra especial e regulada para cortar em diferentes ângulos, que podem ser ajustados de acordo com a necessidade do trabalho que será realizado.

Serrote de ponta

O serrote de ponta possui uma lâmina bastante estreita e longa, terminando com uma ponta. Este tipo de lâmina de serra permite uma série distinta de cortes que podem ser realizados em curvas ou aberturas. No entanto, é necessário que seja feito um furo prévio para que a serra possa realizar o corte.

Serra para concreto celular

Um tipo mais resistente de serra, a serra para concreto celular possui dentes especialmente temperados que permitem o corte de blocos de concreto.

Serra universal

A serra universal é um tipo bastante comum de lâmina de serra, que permite utilização bastante variada: madeira, plástico, metais, entre outros.

Serra circular

A serra circular é um tipo de serra elétrica que utiliza lâminas de serra em forma de disco e pode trazer diferentes variações em seus dentes.

Serra tico-tico

Assim como a serra circular, a serra tico-tico é uma serra elétrica, que utiliza sua lâmina com um movimento vertical, gerado pela rotação de seu motor. Este tipo de movimento permite um corte mais limpo e sem desgaste da lâmina, sendo ideal ainda para a realização de cortes em curva em peças de madeira, plástico, metais ou azulejos.