(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Alex Para que a pintura e os acabamentos da sua casa fiquem perfeitos, é necessário que o pintor responsável pelo trabalho saiba o que está fazendo e tenha precisão no projeto.

Para que a pintura e os acabamentos da sua casa fiquem perfeitos, é necessário que o pintor responsável pelo trabalho saiba o que está fazendo e tenha precisão, mas também é fundamental que ele possua equipamentos e acessórios de qualidade e indicados para a pintura da parede corretos. Descubra a seguir quais são esses acessórios:

Principais acessórios para pintura de parede

Lixa de parede

A lixa é o dispositivo que ajuda a preparar a parede para a pintura, eliminando escamas e restos da tinta anterior. Existem diferentes tipos de lixa para pintura de parede: quanto menor a gramatura, mais áspera é a lixa — as ásperas servem para paredes muito ásperas, com bolinhas, enquanto as menos ásperas servem para dar acabamento e preparar a estrutura para receber a nova tinta.

Rolos e pincéis

Os rolos de pintura e pincéis vão ajudar na pintura em si, mas é preciso ficar atento ao tipo de rolo escolhido, que deve ser adequado à tinta, à parede e ao acabamento desejado. Os rolos feitos de lã natural e sintética podem ser encontrados com pelos mais altos e baixos: enquanto os com pelo alto conseguem reter mais a tinta, sendo indicados para paredes ásperas ou rugosas, os de lã com pelo curto são indicados para tintas à base de solventes e para superfícies lisas.

Os rolos com espuma de poliéster são ainda mais indicados do que a lã para tintas com base de solvente, já que não danifica as fibras. Porém, a vida útil do rolo de espuma de poliéster é menor do que a de lã. Os pincéis, por sua vez, servem para dar acabamento e pintar nos cantos que o rolo não consegue.

Espátulas

As espátulas servem para retirar o excesso de tinta, gesso, cimento e outros materiais, além de ajudarem na aplicação de papéis de parede, nivelando a estrutura.

Bandeja

É importante ter uma bandeja ao seu lado para facilitar na hora de misturar a tinta com água e para evitar que o rolo fique com mais tinta do que o necessário, já que na bandeja é possível retirar o excesso de tinta. Esse acessório é importante, pois pode carregar tudo para qualquer lugar, facilitando o acesso à tinta. Após o uso, é só lavar que a bandeja estará pronta para ser usada novamente.