(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / gkrphoto Escolher o pincel mais adequado para trabalhar com madeira é essencial para que a pintura o acabamento fiquem perfeitos.

Trabalhar com madeira — seja para artesanato, para reformar um móvel antigo ou construir alguma estrutura — requer alguns cuidados para que o material não acabe sendo prejudicado e para garantir que o trabalho não acabe sendo desperdiçado com o uso de uma tinta ou um pincel inadequado para este tipo de aplicação. Para garantir que a pintura e o acabamento fiquem perfeitos, portanto, é essencial conhecer os modelos de ferramenta mais adequados para a madeira.

A Pincéis Tigre oferece soluções para pintura aos mais diversos segmentos, disponibilizando ao mercado mais de dois mil produtos que são divididos em duas linhas: a linha Mestre (que é referência em pincéis e acessórios para pintura imobiliária) e a linha Pinctore, que é composta por produtos destinados à pintura artística, artesanal e escolar. Referência no segmento, a empresa faz parte do Grupo Tigre, uma multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios.

Com foco na busca pela excelência, a Pincéis Tigre está sempre investindo em novas tecnologias — não apenas com o intuito de se manter líder no segmento, mas para atender aos consumidores da melhor maneira possível e oferecer as melhores ferramentas para que todos produzam arte e reformem com qualidade. Para que isso aconteça, a empresa desenvolveu pincéis específicos para cada tipo de material e que oferecem um melhor resultado.

Tipos de pincel: qual o mais indicado para pintura de madeira?

O pincel é um instrumento caracterizado por possuir um cabo longo com um tufo de pelos preso a uma de suas extremidades. Esta é uma ferramenta para pintura em formato circular que é frequentemente confundido com as trinchas, que apresentam um formato achatado. (Clique aqui para entender melhor a diferença entre trincha e pincel!)

Engana-se quem pensa que pincéis e trinchas são todos iguais, e é preciso estar atento ao material das cerdas para determinar o melhor pincel para sua necessidade. Em geral, cerdas fabricadas com material de origem animal são recomendadas para tintas acrílicas de base aquosa ou solúvel, enquanto as de origem sintética são melhores para pinturas com esmaltes, vernizes, acrílicos ou látex.

Os pincéis e trinchas com cerdas pretas são mais indicados para a pintura de detalhes, especialmente no que diz respeito a acabamentos e coberturas de superfícies. Trata-se de um modelo ideal para esmaltes sintéticos, óleos, zarcão e vernizes, sendo indicado para alvenaria, madeira e metais. As cerdas “grisalhas” são mais indicadas para tintas látex, PVC e acrílica com base de água. As cerdas brancas, por fim, podem ser utilizadas em todos os tipos de superfície e trabalham melhor com resinas sintéticas e verniz.

Com mais de 45 anos de experiência no segmento de plásticos industriais, a Plastolândia é uma das maiores distribuidoras de materiais específicos para saneamento básico, hidráulica em geral, engenharia e usinagem. A empresa oferece uma linha completa de acessórios para pintura, o que inclui diversos pinceis da Tigre para madeira. Confira todos os pincéis e trinchas disponibilizados e, se ficou com alguma dúvida a respeito de qual modelo escolher, entre em contato conosco!