(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Toxitz O pincel tem formato arredondado e tem utilização mais indicada para detalhes, enquanto a trincha tem formato chato e é indicada para pintura de paredes e móveis.

Embora o pincel e a trincha estejam entre os itens considerados indispensáveis para pintura, muitas pessoas desconhecem as diferenças entre essas duas ferramentas — uma confusão que pode acabar comprometendo o resultado do projeto, já que cada um é mais indicado para determinadas superfícies.

Trincha e pincel: o que são?

O que é trincha?

A trincha tem formato chato e é ideal para trabalhos como finalização de pinturas em paredes. As com cerdas pretas são indicadas para acabamentos e detalhes, enquanto as trinchas com cerdas gris são para tinta acrílica a base de água ou látex e as com cerdas brancas são indicadas para aplicação de verniz ou resina.

A trincha é, na verdade, um tipo de pincel — e justamente por isso há tanta confusão e dúvida a respeito da diferença entre trincha e pincel. A trincha se caracteriza por seu formato achatado, que pode ser pequeno (ideal para pintar áreas menores, como a região próxima ao rodapé) ou maior, para realizar a própria pintura na parede.

O que é pincel?

O pincel é um instrumento de cabo longo que possui um tufo de pelos preso a uma de suas extremidades. Trata-se de um objeto de formato circular e que apresenta uma grande variedade de tamanhos. Suas cerdas são macias e podem ser sintéticas ou naturais.

Qual a diferença entre trincha e pincel?

Ambos os objetos são indicados para pintura, mas os pincéis também são indicados no caso de trabalhos artísticos. Seu formato é arredondado e suas cerdas geralmente facilitam esse tipo de trabalho. Alguns modelos de pincéis podem ser utilizados na pintura de paredes, mas geralmente são destinados a pequenos detalhes, que não poderiam ser feitos com uma trincha.

A trincha será sempre indicada no caso de pinturas relacionadas a construção e reformas — não apenas de paredes, mas de móveis. Seu formato achatado permite espalhar melhor a tinta de maneira uniforme, além de ser uma ferramenta excelente para a aplicação de vernizes e resinas.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois, confira os modelos de trinchas e pincéis disponíveis na Plastolândia e escolha o mais adequado para suas necessidades.