(11) 2168.8533 Siga-nos

Está em dúvida sobre qual lixa de parede escolher? Confira hoje aqui no blog da Plastolândia!

Se você está fazendo alguma reforma na sua casa, seja ela grande ou pequena, um item que você certamente precisará usar em algum momento é a lixa para parede. Mas antes de você adquirir ou usar uma, é importante que você veja algumas das dicas que vamos passar aqui, que lhe ajudarão a escolher a lixa certa para o seu caso.

 

Qual a importância e a função da lixa para parede?

Se você não souber como escolher a lixa ideal, pode comprometer o resultado da reforma, pois as lixas trabalham diretamente no acabamento da parede, o que afeta na parte visual dela.

Ela é usada para corrigir as imperfeições da superfície, então no caso de reformas que têm criação de paredes novas, o uso da lixa será de extrema importância, pois é ela que garantirá a aparência lisa da parede.

No caso de reformas menores, embora a utilização da lixa não seja da mesma relevância, ela ainda servirá para entregar uma aparência mais atraente para as paredes que estão sendo reformadas, e também para garantir a homogeneidade delas, evitando que as partes que sofreram reformas fiquem diferentes do restante das paredes depois de finalizado o trabalho.

A lixa será usada em duas situações: quando você for fazer aplicação de massa corrida e quando for refazer a pintura de alguma parede. Nesses casos você precisará deixar a parede lisa antes de realizar o processo.

Qual lixa para parede usar?

Vamos falar sobre a escolha das lixas para parede agora. Embora muita gente não saiba, existe uma grande diversidade de tipos de lixas, e cada uma delas tem uma função diferente, então a escolha correta da lixa é extremamente importante para garantir os bons resultados no final da sua construção, como mencionamos acima. A lixa d’agua, por exemplo, normalmente é utilizada para superfícies metálicas, mas você consegue aproveitar ela no acabamento de paredes quando elas forem feitas com massa acrílica, que é um pouco mais dura e pode ser trabalhada com a lixa d’agua.

Nós também temos a lixa de massa, que é própria para o trabalho com paredes. Você verá que mesmo dentro deste tipo em específico, haverá algumas opções, como variações de espessura. No caso desse tipo de lixa, você usará as que são mais grossas para quando precisar remover muitas camadas de tinta. Enquanto isso, a mas fina serve para entregar um acabamento melhor, deixando a parede mais lisa.

Logo, a escolha da lixa vai depender muito do momento do projeto em que você estiver e qual a função que você tem para ela. Considerando as diferenças entre elas, é possível que você precise de mais de uma lixa durante a construção, e tentar usar a mesma em situações diferentes pode causar um acabamento ruim na parede depois de pronta ou no trabalho em excesso durante o processo de construção por uso do equipamento menos qualificado para aquele trabalho.

Como definir a granulação da lixa?

A grana da lixa é o tamanho dos grãos aplicados nela. Então quanto menor for a granulação, mais grossa ela será, e quanto maior for o número, mais fina. Como já explicamos, elas são usadas em momentos diferentes, então é importante que você compre a granulação correta na sua lixa.

Para você entender a funcionalidade da granulação, vamos deixar aqui alguns exemplos de uso separados pela espessura da lixa. A granulação de 80 a 150 você usará para pinturas novas e remoção de partículas fragmentadas. Acima disso, até 360, é usada no lixamento de massa corrida, gesso e nivelação de paredes.

Apesar de parecerem itens bem simples de serem comprados e usados, as lixas também demandam alguma pesquisa no momento da compra. Se você acredita que já possui o conhecimento necessário e sabe que lixa está precisando, veja agora nossa página de lixas e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades. Mas se você precisar de orientação para escolher a melhor, entre em contato com nossos atendentes.

 

Imagem: andreygonchar | iStock / Getty Images Plus