A caixa d’água é um reservatório utilizado em residências e estabelecimentos comerciais de todos os portes e segmentos com o intuito de armazenar água para uso humano, agrícola ou industrial. Trata-se de um item essencial para garantir o fornecimento deste recurso sempre que necessário.
Existem diferentes tipos de caixa d‘água, cada qual mais indicada para um tipo de projeto. A instalação pode variar de acordo com o modelo utilizado, e é necessário se atentar ao tamanho, ao local onde ela será instalada e aos acessórios e conexões que serão utilizados. O mais indicado é que a caixa d’água fique no ponto mais elevado do imóvel, de modo a garantir o máximo de pressão.
Essenciais para levar a água para dentro da residência, os canos de PVC estão entre os acessórios necessários para a instalação da caixa d’água. O ideal é que você evite os canos em formato de joelhos, pois eles fazem com que a força da água se perca.
A torneira de boia é responsável por abrir e fechar a entrada de água da caixa quando o reservatório está cheio, evitando transbordamentos.
O filtro de água é um dos acessórios hidráulicos indispensáveis, já que ele é responsável por reter partículas de sujeira que prejudicam e reduzem a durabilidade do produto.
Também usado para o controle do fluxo de água, o registro de esfera soldável deve ser instalado na tubulação para facilitar a limpeza e as demais manutenções que podem ser realizadas na caixa de água.
Conhecido popularmente como “ladrão de água”, o extravasor deve ser instalado logo acima da alimentação da caixa. Ele entra em funcionamento quando há algum problema com a boia. Ele é conectado a um “T”, que deve ser ligado a um ponto onde a água possa ser eliminada sem que vaze no local ou caia dentro da residência.
O registro de gaveta serve para esvaziar a caixa, de modo que as limpezas e manutenções possam ser feitas.
A limpeza de uma caixa d´água deve ser realizada a cada seis meses, aproximadamente. Se esta recomendação não for seguida, a qualidade da água pode ser tornar ruim e causar problemas de saúde aos moradores da casa (inclusive doenças de pele).
Evite usar produtos químicos na limpeza, que podem não ser retirados completamente da estrutura e acabar sendo consumidos. Use água, panos macios e escovas para esfregar as paredes da caixa, retirando sujeiras impregnadas. Feito isso, encha a caixa e misture um litro de água sanitária para cada mil litros dela. Aguarde cerca de três horas e a esvazie, eliminando as impurezas.