As lonas para estufas são dispositivos que ajudam a controlar o clima interno da estufa e proteger as plantas das alterações climáticas externas, de modo a favorecer que as plantas cresçam de maneira mais saudável. Trata-se de um material que permite a entrada do sol, mas não de forma excessiva, ao mesmo tempo em que garante um ambiente úmido e adequado para plantas mais frágeis.
A escolha da lona plástica transparente não ocorre por acaso. As plantas cultivadas em estufa geralmente precisam de bastante luz do sol para se desenvolverem, mas podem acabar morrendo se expostas diretamente ao sol. A lona transparente permite que bastante luz seja recebida no espaço, mas não diretamente sobre a planta.
Algumas plantas precisam de um local aquecido para se desenvolver de maneira saudável. A estufa de lona transparente consegue garantir essa temperatura durante todo o dia, sem que ocorram grandes variações que podem ser prejudiciais.
As lonas transparentes utilizadas nas estufas são feitas com materiais de alta qualidade e durabilidade, garantindo alta durabilidade e boa resistência.
A luminosidade é essencial para que as plantas cultivadas na estufa consigam se desenvolver. Apesar disso, os raios UV podem ser prejudiciais ao que ali está sendo plantado. Ao apostar na lona transparente para estufa, esse problema é evitado, pois existem lonas que contam com tratamento anti-UV.
Conforme a hora do dia e a posição do sol, os raios solares atingem determinada parte da estufa. Ao apostar nos modelos transparentes e difusores de luz, é possível receber a mesma quantidade de iluminação em todo o espaço. Esse modelo de lona, que além de transparente é difusor de luz, é indicado para plantas que precisam de maior intensidade de luz durante todo o dia.
Se a ideia é trabalhar com a hidroponia, a lona transparente é a melhor opção, pois permite que o ambiente fique úmido durante todo o dia. A partir disso e dependendo do que é cultivado, é preciso então escolher entre a lona transparente tradicional, que irá contribuir também para o aquecimento do espaço ou a lona transparente difusora de luz, que permitirá que todo o cultivo receba iluminação de maneira uniforme.