A tubulação de esgoto é o sistema utilizado para coletar e transportar os resíduos industriais e residenciais para longe. Os tubos para esgoto já são utilizados há bastante tempo, e por isso, vem sendo aperfeiçoados com novos materiais tecnológicos, que permitem um aproveitamento ainda maior.
Os tubos para esgoto fazem parte de sistemas complexos, que têm a finalidade não apenas de transportar os resíduos, mas de fazer a coleta adequada, com a garantia de que todos os resíduos cheguem até o destino final. Por se tratar de um sistema completo e complexo, existem diferentes tipos de tubos para esgoto, fabricados com diferentes materiais.
Diante de tantas opções, sempre surge a dúvida: qual o melhor tipo de material? A verdade é que não existe o melhor para todos os casos, de modo geral. Para fazer a escolha correta, é preciso levar em consideração alguns critérios, pois cada material é indicado para uma situação diferente.
Para não ter erro na hora da escolha, os principais pontos que você precisa se tentar para escolher os tubos para esgoto mais adequados são:
Os principais materiais utilizados para a fabricação de tubos e conexões para esgoto são: ferro fundido, plástico, aço, concreto e cerâmica.
É um material que resiste a grandes cargas e, por isso, é mais utilizado em situações que a tubulação fica exposta, ou é instalada a uma pequena profundidade. Também é bastante resistente a pressões internas, apresentando uma boa durabilidade.
As tubulações de plástico são as mais comuns, podendo ser encontradas em três tipos: PVC (Cloreto de Polivilina), PRFV (Poliéster Reforçado com Fibras de Vidro) e PEAD (Polietileno de Alta Densidade). Dentre eles, o mais conhecido é o PVC, usado na maioria das construções civis. É resistente a pressões internas e externas, aguentando temperaturas de até 60°C. Apresenta uma boa durabilidade, com vida útil mínima de 50 anos.
Por se tratar de um material extremamente resistente, as tubulações desse material são utilizadas em situações em que se exige alta resistência interna e externa. Além disso, as tubulações de aço são altamente resistentes aos choques mecânicos. No entanto, não é uma boa opção para situações expostas a pressões elevadas ou que exijam um diâmetro muito grande.
Os tubos para esgoto em concreto são menos utilizados em comparação com os outros materiais, mas são uma boa alternativa para sistemas residenciais comuns, ou em situações em que se faça necessário construir a tubulação no próprio local da instalação.
Os tubos de cerâmica são utilizados em situações especiais, pois por se tratar de um material mais frágil, exige ainda muito cuidado no transporte e no manuseio. São resistentes a produtos químicos, ao calor e impedem a ação de bactérias.