Por ser o tipo de conexão mais utilizado nos sistemas hidráulicos residenciais, sempre que se fala em tubos e conexões a maioria das pessoas imediatamente pensa no policloreto de vinila (PVC) — um plástico que não é 100% originário do petróleo e contém átomos de cloro, considerado vantajoso especialmente por não ser tão suscetível às oscilações de preço do petróleo.
No entanto, o PVC é apenas um entre os diversos materiais que podem ser usados em conexões hidráulicas, sendo indicado para condições e projetos específicos. Conheça, a seguir, os outros tipos de conexões hidráulicas mais utilizados e suas principais características e especificações:
Indicadas especialmente para a condução de água fria, há dois tipos de conexões hidráulicas feitas em PVC. São elas:
O policloreto de vinila clorado é mais resistente que o PVC comum, sendo indicado para suportar temperaturas extremas — sejam elas muito frias ou muito quentes. As conexões são instaladas pelo sistema de solda e, em geral, são muito utilizadas para conexão de chuveiro.
O polipropileno copolímero random forma uma tubulação única e à prova de vazamentos, em que os tubos e conexões são unidos por meio de termofusão a 260°C. É capaz de suportar altas temperaturas, destacando-se por ser um material recomendado para sistemas de chuveiro a gás.
Por ser um sistema maleável, o polietileno reticulado monocamada tem número de conexões bastante reduzido. Os tubos se assemelham a mangueiras e são ligados a um módulo distribuidor. Este material tem a mesma resistência a altas temperaturas que o PPR, e é adequado a sistemas complexos de distribuição de água.
Trata-se de um sistema de conexões em PVC reforçado, com até 200 mm de diâmetro. São unidas por meio de anéis de borracha.