As serras são ferramentas fundamentais para qualquer tipo de obra ou serviço de manutenção que envolva a utilização de materiais que precisam ser cortados, como peças de madeira ou MDF. Existem diferentes tipos de lâmina de serra, permitindo que o equipamento tenha uma utilização muito mais específica, se adaptando a diferentes situações.
O serrote de costas é um dos tipos mais comuns de lâmina de serra, e se caracteriza por possuir reforços que mantêm a estrutura reta, além de possuir dentes finos e um formato retangular. Este é o tipo de serra ideal para cortar materiais como madeira folhada.
A serra de painéis possui um formato diferenciado, com um nariz dentado em sua ponta. Essa estrutura permite que a serra comece o corte no meio da peça.
A serra de caixilhos é bastante semelhante ao serrote de costas, mas é bem menor e tem uso indicado para o corte de madeiras finas, molduras e entalhes mais delicados.
Com uma precisão milimétrica, a serra de esquadrilhar é um tipo de lâmina de serra que pode ser fixada em uma serra especial e regulada para cortar em diferentes ângulos, que podem ser ajustados de acordo com a necessidade do trabalho que será realizado.
O serrote de ponta possui uma lâmina bastante estreita e longa, terminando com uma ponta. Este tipo de lâmina de serra permite uma série distinta de cortes que podem ser realizados em curvas ou aberturas. No entanto, é necessário que seja feito um furo prévio para que a serra possa realizar o corte.
Um tipo mais resistente de serra, a serra para concreto celular possui dentes especialmente temperados que permitem o corte de blocos de concreto.
A serra universal é um tipo bastante comum de lâmina de serra, que permite utilização bastante variada: madeira, plástico, metais, entre outros.
A serra circular é um tipo de serra elétrica que utiliza lâminas de serra em forma de disco e pode trazer diferentes variações em seus dentes.
Assim como a serra circular, a serra tico-tico é uma serra elétrica, que utiliza sua lâmina com um movimento vertical, gerado pela rotação de seu motor. Este tipo de movimento permite um corte mais limpo e sem desgaste da lâmina, sendo ideal ainda para a realização de cortes em curva em peças de madeira, plástico, metais ou azulejos.