(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / Nerthuz O UHMW é um polietileno de alta densidade que apresenta elevada resistência à abrasão, à fratura por impacto e fissuramento.

Absorção de ruídos, resistência à umidade e força contra fissuramento são as principais características buscadas por quem utiliza o UHMW, um polietileno de alta densidade que tem utilização indicada para peças que ficam localizadas em ambientes ou maquinários abrasivos. A sigla diz respeito a seu nome em inglês: ultra high molecular weight polyethylene, que significa polietileno de ultra alto peso molecular.

Características do UHMW

O UHMW é um polietileno de alta densidade, com alto peso molecular e baixo peso específico, que apresenta um conjunto de características que o tornam superior aos outros termoplásticos — especialmente no que diz respeito à resistência à abrasão, fratura por impacto e fissuramento.

Além disso, o UHMW possui baixo coeficiente de atrito, é atóxico e apresenta excelente resistência química. O material é facilmente usinado, cortado, furado, fresado e torneado, podendo inclusive ser associado a substâncias inorgânicas, cerâmicas, antioxidantes lubrificantes para que alguma característica seja aprimorada de acordo com sua necessidade de aplicação.

Como usar o UHMW?

Normalmente, o uso do UHMW é aplicado em silos e caçambas de caminhões. Aplicado na parede dessas estruturas, o UHMW proporciona uma superfície antiaderente e não sofre fraturas devido ao impacto do material despejado no local. Além disso, o material pode ser usado em bicos, calhas e moegas, compondo tubos, chapas e tarugos.

É possível personalizar?

Por ser feito de polietileno, a versatilidade é possível. Porém, é preciso notar qual o tipo de aplicação. Existem tipos de UHMW para guias de serrarias que não servem para uma placa formadora de alimentos, por exemplo.

Alguns desses formatos são: os de guias curvas, guias de corrente, guias especiais, as polias, as roldanas e as chapas. Cada um desses pode ser associado a materiais pesados e utensílios de sucção sem dificuldades. A única preocupação deve ser em relação à temperatura, pois a maioria dos tipos de UHMW não pode ficar exposta a temperaturas acima de 100°C. Também é possível usar minerais ou estabilizantes para preservar o UHMW e evitar que o desgaste ocorra.