(11) 2168.8533 Siga-nos

Existem diferentes modelos de abraçadeiras de mangueiras. Saiba como escolher a opção certa.

Se você tentou comprar abraçadeiras para mangueiras recentemente, deve ter se deparado com uma diversidade imensa de tipos. Cada uma com características e finalidades diferentes. Então se você está tentando entender a vantagem de cada uma, continue lendo que este post vai te explicar qual a função de cada uma delas e dar alguns exemplos para você entender qual a mais adequada para o seu caso!

 

Os 8 tipos de abraçadeiras para mangueiras

O tipo de abraçadeira que você deve usar vai depender da situação e da mangueira que você tem. Existem mangueiras mais macias e mangueiras mais rígidas, assim como elas podem estar em situações de mais ou menos pressão e pode existir ou não variação de temperatura. Tudo isso vai influenciar na escolha da abraçadeira certa e vai garantir o bom funcionamento da mangueira. Veja abaixo as características de cada tipo de abraçadeira e escolha a que mais se adapta para o seu caso.

 

Linha Micro

Este tipo de abraçadeira é usada quando você precisa de uma capacidade maior de vedação. Ela vai funcionar mesmo quando o índice de torque no parafuso for baixo, porque ela é fabricada com uma circularidade muito precisa e tem ajustes extremos em todos os componentes.

 

Linha Mola

Este tipo você vai usar quando a mangueira estiver em um local em que a temperatura ou a pressão podem variar. Ela é própria para esse tipo de caso porque faz uma tensão constante.

 

Linha Flexil

Este tipo de abraçadeira pode ser usada em diversas situações. Ela é menor dos que as demais, mas tem uma capacidade de aperto bem grande, então pode ser usada para fixar elementos como antenas, placas etc. Além disso, ela também é usada em radiadores, no sistema de arrefecimento e em mangueiras feitas com material semirrígido.

 

Linha Presil

Esta linha você vai usar quando estiver trabalhando com mangueiras feitas em material mais macio. Como ela não tem perfurações na fita, é própria para esse tipo de mangueira por não correr o risco de danificar ela.

 

Linha Cron

Enquanto o tipo de abraçadeira anterior é para as mangueiras macias, este é para as semirrígidas. Assim como a linha Flexil, esta também tem um tamanho reduzido e uma capacidade grande de aperto. Esse aperto se dá por causa do deslocamento da rosca e do parafuso, que acabam dando um equilíbrio na aplicação do torque.

 

Linha Simplex

Este tipo de abraçadeira é usado em situações com pouca pressão, como em sistemas de combustível, porque ela tem uma concepção bem simples, embora eficiente.

 

Linha Tucho

Este modelo de abraçadeira é muito usado por montadoras de ônibus e caminhões, porque é ótima para locais que precisam de um índice bem alto de aperto, como é o caso das montadoras e de instalações industriais.

 

Linha Borracha

As abraçadeiras de borracha também são usadas em instalações industriais e nas montadoras de caminhões para fixar e direcionar as mangueiras de motores e chassis. Ela tem uma abertura de borracha EPDM que serve para proteger os componentes de ter contato direto com a parte metálica, e também é mais fácil de ser usada na montagem.

 

Escolhendo a abraçadeira para mangueira certa

Com esses exemplos e explicações, deve estar mais fácil para você entender qual linha de abraçadeira ideal para a sua necessidade. É muito importante que você garanta a escolha certa da abraçadeira para evitar problemas no futuro, já que nem todas vão funcionar em qualquer situação.

E agora que você já sabe qual a linha que precisa, aproveite que a Plastolândia fornece todos os tipos de abraçadeira para mangueiras. Acesse a loja agora ou entre em contato pelo telefone e adquira sua abraçadeira!

 

Imagem: Yarygin | iStock / Getty Images Plus