(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / WangAnQi A galvanização pode ocorrer de duas formas: pela aplicação de zinco pela imersão no material ou pela adição de zinco por meio de eletrólise.

Os tubos e conexões galvanizadas são responsáveis por realizar a distribuição de água e gás em muitos dos imóveis brasileiros, além de garantir o escoamento e tratamento de esgoto com segurança. Utilizados em diversos segmentos, este material garante qualidade e durabilidade à sistemas hidráulicos e de esgoto, uma vez que é resistente à corrosão e à pressão.

Este tipo de tubulação também é muito utilizado em fábricas, especialmente em sistemas de ar comprimido, de gás liquefeito e de gás natural. É muito comum encontrar tubos e conexões de aço galvanizado, por exemplo, nas redes de combate a incêndio, de álcool, gás, gasolina e óleo diesel, bem como em equipamentos de refrigeração e redes residenciais/comerciais de água quente ou fria.

Quais as vantagens de utilizar tubos e conexões galvanizados?

Este tipo de tubulação passa por um procedimento chamado galvanização, que pode ocorrer de duas formas: por meio da aplicação de uma camada de zinco pela imersão do tubo ou da conexão em zinco quente fundido, ou pela adição de zinco a estes materiais — por meio da eletrólise de camadas.

Os diferenciais desse processo incluem vantagens como resistência a substâncias químicas de alto poder corrosivo, uma vez que o zinco protege a conexão e a tubulação de forma a manter toda estrutura intacta. Isso significa que uma rede de esgoto construída com tubos e conexões galvanizadas, por exemplo, apresenta menores riscos de rompimento ou vazamento.

Além destes diferenciais, a galvanização garante benefícios como:

  • Fortalecimento geral da estrutura (aço);
  • Maior condutividade ao tubo, em razão do revestimento do aço com materiais mais nobres e duráveis;
  • Maior facilidade para soldar uma tubulação na outra, junto com as conexões.

Para aproveitar todas as vantagens que este material oferece e garantir a melhor qualidade para seu projeto, confira as opções de tubos e conexões de aço galvanizado disponibilizados pela Plastolândia.