(11) 2168.8533 Siga-nos

O flange cego é uma peça de grande utilidade e que deve ser escolhido, o modelo, de acordo aos fluídos que passam pelas tubulações que possuem flanges deste tipo.

O flange cego, que também pode ser chamado de blind (traduzido do inglês, significa cego), é uma peça já bastante conhecida e utilizada para o tamponamento de tubulações dos mais diversos tipos. Trata-se de uma peça fechada, que serve justamente para tampar as extremidades dos tubos, impedindo a passagem das substâncias. O flange cego pode também ser utilizado em bombas ou válvulas, mas sempre com a finalidade de travar a passagem dos fluídos.

Tipos de flange cego

Existem diferentes tipos de flange cego, indicados para situações diferentes e específicas. Por isso, para que o flange cego seja escolhido e utilizado corretamente, é preciso analisar os fluídos que serão submetidos ao flange, para que a sua eficácia seja a esperada. Além disso, é fundamental analisar a pressão à que o flange será submetido e o diâmetro da tubulação, pois existem diferentes tamanhos disponíveis.

  • Flange cego com junta anel: esse tipo de flange cego é o mais indicado para situações em que se tenha fluídos perigosos (como reagentes químicos), altas temperaturas e alta pressão;
  • Flange cego com ressalto: é o tipo mais comum, utilizado em praticamente todas as situações de pressão e temperatura.

Além dos tipos acima, existem ainda os flanges cegos com face lisa, ranhurada ou plana. Independentemente do tipo, os flanges cegos são fabricados a partir da composição básica de inox e aço carbono, combinados com outros ligamentos especiais.

Características do Flange Cego

Como já foi dito, o flange cego é uma estrutura utilizada para tampar as tubulações, mas também recebe o nome de tubulação, no caso, tubulação flange. Diferente dos tubos, ele não apresenta nenhum furo no meio, justamente porque a sua função principal é impedir a passagem dos fluídos.

Como se trata de uma estrutura fechada, o flange cego é colocado por meio de parafusos às tubulações, de modo que fiquem bem fixos e não ocorra nenhum tipo de vazamento. A principal vantagem de utilizar o flange cego é a facilidade de interromper o fluxo de fluídos em um determinado sistema.

Para que é utilizado o flange cego?

Como já foi dito, o Flange Cego é utilizado para vedar uma tubulação, impedindo a passagem de substâncias de um lado para o outro. Isso é importante justamente para facilitar a limpeza das tubulações, garantindo rapidez e praticidade.

Flange Cego para o sistema de esgoto

Para o sistema de esgoto, o flange cego cumpre papel primordial de segurar os resíduos pelo tempo necessário até que seja feita a limpeza das tubulações. Além disso, o flange cego é utilizado em qualquer tipo de manutenção do sistema de esgoto, pois é facilmente colocado e retirado, proporcionando rapidez ao serviço.