(11) 2168.8533 Siga-nos

iStock / Getty Images Plus / webphotographeer A chapa de polipropileno é atóxica, característica que faz com que ela seja muito utilizada na indústria alimentícia, especialmente em tábuas de corte.

A chapa de polipropileno plana apresenta uma série de benefícios em sua utilização, o que faz com que ela seja empregada em diversos segmentos distintos. Esta versatilidade se deve, de maneira geral, às características do material, que não se desgasta com atritos e não absorve umidade, além de possuir ótima maleabilidade para ser moldado e/ou pigmentado. Apesar de suas muitas utilidades, é na indústria alimentícia que a chapa de polipropileno plana é mais popular.

Chapa de polipropileno plana na indústria alimentícia

A principal característica que faz com que a chapa de polipropileno plana seja muito empregada na indústria alimentícia é o fato de ser atóxica, ou seja: ela não deixa nenhum tipo de resquício químico nos alimentos com que entra em contato, oferecendo maior segurança às indústrias e garantindo a saúde ao consumidor. Além disso, esta é uma chapa que apresenta excelente resistência a impactos.

Por conta das características citadas, a chapa de polipropileno plana é muito utilizada para a produção de tábuas de corte — desde as empregadas em grandes pontos de venda de alimentos, como açougues, até as tábuas de corte caseiras. O material também é resistente ao calor, suportando temperaturas de até 100° sem apresentar nenhum tipo de dano. Isto faz com que a chapa possa ser empregada em serviços de forno, podendo ser até mesmo levada ao aparelho de micro-ondas sem comprometer a qualidade ou a segurança dos alimentos.

Outras utilidades da chapa de polipropileno plana

Além do uso na indústria alimentícia, a chapa de polipropileno plana pode ser empregada em diversos outros setores com a mesma qualidade, permitindo trabalhos muito mais práticos e seguros.

Uma das principais utilidades da chapa de polipropileno plana fora do setor alimentício é na fabricação de embalagens nos mais variados tipos e tamanhos. Isto é possível pela facilidade que existem em moldar a chapa de polipropileno plana sem a necessidade de temperaturas muito altas.

A fabricação de produtos de linha industrial — como ventiladores, coifas e placas de filtro — é outro bom exemplo de como as chapas de polipropileno planas podem ser utilizadas, bem como na fabricação de produtos hospitalares.