(11) 2168.8533 Siga-nos

Tirar um plug de rosca é uma tarefa que pode ser executada de diferentes maneiras práticas e rápidas, sem a necessidade de medidas drásticas ou muito esforço.

Alguns tipos de manutenção podem ser mais complicados do que parecem no começo, especialmente se a pessoa não conhecer certos “macetes” ou conhecimento profissional. Dependendo do caso, o problema pode se tornar ainda mais complexo se o trabalho não for realizado rapidamente, trazendo ainda mais prejuízos e dificuldades.

É o caso, por exemplo, da substituição do plug de rosca, uma peça pequena que tem a função de vedar uma conexão de tubo roscável. Trata-se de um dispositivo geralmente feito em policloreto de vinila (PVC) ou cobre, que é indicado para ser utilizado em saídas do sistema de encanamento que estão desativadas ou onde serão instaladas torneiras posteriormente.

Como tirar o plug de rosca?

Tirar um plug de rosca é uma tarefa que pode ser executada de diferentes maneiras práticas e rápidas, sem a necessidade de medidas drásticas ou muito esforço. Seja qual for o método escolhido, o primeiro passo é sempre fechar o registro de água, evitando desperdícios e um banho indesejado.

Confira, a seguir, dois métodos fáceis de tirar o plug de rosca:

Furar o plug

Se você já tentou retirar o plug de rosca com a ajuda de um alicate, alicate de pressão ou chave inglesa, é possível que isso não tenha funcionado por causa da pressão interna. A solução para liberar essa pressão é simples: basta esquentar um prego ou uma faca pequena e perfurar o plug de rosca.

Fazer uma fenda no plug

Às vezes, de tanto forçar o plug com uma ferramenta, a parte quadrada pode acabar sendo corroída, deixando o plug sem uma superfície firme para que o desrosqueamento. Também pode acontecer de você simplesmente não ter e casa uma ferramenta adequada que auxilie na retirada do plug — como um alicate de tamanho correto, ou um alicate de pressão.

Neste caso, uma boa alternativa é fazer uma fenda na superfície do plug, deixando-a como um parafuso. Para isso, você pode utilizar uma faca quente, uma serra, ou um disco de corte. Em seguida, basta encaixar na fenda uma ferramenta firme, como uma chave de fenda grande ou um formão, e girar para retirar seu plug de rosca.

Como fazer a substituição do plug de rosca?

Seja qual for o método utilizado, provavelmente o plug terá que ser descartado. Para instalar um novo plug de rosca, você precisa ter em mãos uma fita veda rosca, dando três ou quatro voltas ao redor da rosca do plug. Em seguida, é só rosquear novamente no local desejado. É importante lembrar-se de nunca colocar cola de cano na rosca antes de instalar o novo plug, pois apenas a fita veda rosca é o bastante.